Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

16:23 Unknown 2 Comments


Jason acaba de acordar em um ônibus escolar ao lado de Piper, sua suposta namorada e Leo, seu melhor amigo. Porém, ele não se lembra de nada, nem mesmo dele próprio. Para piorar mais ainda as coisas, os três são atacados por espíritos da tempestade durante um passeio ao Grand Canyon e descobrem que Hedge, o treinador da escola, é na verdade um sátiro que estava ali para protege-los e acabou sendo raptado.

Quase que em seguida, Annabeth aparece dentro de uma carruagem alada procurando Percy Jackson, que está desaparecido. Eles vão para o Acampamento Meio-Sangue, e lá descobrem que são semideuses e são reclamados por seus verdadeiros pais/mães. Os garotos mal se instalaram no acampamento e já se veem envolvidos em grandes missões e confusões. Eles descobrem que terão que seguir numa missão muito perigosa de salvar uma deusa, Hera, que está aprisionada e ficando cada vez mais fraca.

A partir dai, os três passam por confusões inesperadas, com Jason sempre tendo flash-backs de seu passado e Piper sendo chantageada por um gigante nojento. Será que os três sobreviverão até o final da jornada? E a deusa Hera, está mesmo presa ou é apenas um truque para atrair os semideuses para uma armadilha?

Olha, primeiro de tudo quero falar sobre a narração do livro. Esse foi o primeiro que li depois da série Percy Jackson, e a forma como foi feito me agradou muito mais. Agora não é mais narrado em primeira pessoa, com apenas um ponto de vista, mas sim, em terceira pessoa, alternando entre os personagens principais. A leitura é muito agradável, sempre com aquele toque sarcástico dos personagens nas situações mais perigosas; isso realmente torna tudo mais “fluído”

A estória, assim como a antiga série, deixa a gente com muitas duvidas durante a narrativa. E o mais legal é que tudo é respondido ao decorrer dos acontecimentos. Por exemplo, um dos pontos principais é o sumiço de Percy Jackson, porém isso fica como “plano de fundo”, porque se fala pouco dele durante o livro e no final finalmente tiramos nossa duvida sobre o personagem; que aliás, foi uma sacada e tanto do Rick Riordan.
Uma coisa que não falta, em capitulo algum, é ação. Leo, Piper e Jason, estão o tempo todo envolvidos em cada vez confusões maiores. Para todo canto que vão tem alguma coisa querendo mata-los. Leo, na minha opinião, foi um dos mais importantes, pois na maioria das vezes ele salva os três com sua seus incríveis dons. Dessa vez a estória sobre a Mitologia Grega se mistura um pouco com a Mitologia Romana e mesmo com toda essa mistura, o autor consegue encaixar cada coisa dentro do cotidiano “normal” dos humanos. É legal, porque as vezes você para e pensa: isso faz sentido, será que existe?
É legal também, que mesmo Jason não lembrando de nada, confia em Piper e Leo, como se eles realmente fossem amigos há meses. E dessa confiança nasce uma verdadeira amizade, uma amizade que irá beirar a romance no caso de Jason e Piper...

Bom pessoal, não posso falar mais nada senão será spoiler. Recomendo o livro (ah, e se você não leu a série anterior, Percy Jackson, leia, fará muito mais sentido), para todos que ficaram com saudades dessa temática mitológica que já conhecemos. O segundo livro, O Filho de Netuno, parece ser bem interessante também e já comecei a ler! E vocês, gostaram desse livro? Já leram os próximos?

2 comentários:

  1. Essa série é ótima, ainda prefiro a primeira mas sendo do Rick sei que tudo é bom, hahah :))
    Falta só o último livro pra eu terminar a série mas estou com um receio de ler porque é o último contato com o Acampamento Meio-Sangue DDD:
    Que blog lindo, adorei o cabeçalho, seguindo ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa mesmo né! Então, tbm to triste por causa disso, mesmo estando no segundo livro (O Filho de NEtuno). A série dos Kane não tem muito a ver com o Acampamento Meio-Sangue né..
      Obrigado, bjs!

      Excluir