O Oceano No Fim do Caminho - Neil Gaiman

09:00 Unknown 1 Comments


     Se eu tivesse que descrever este livro em apenas uma frase, seria: “Extremamente complexo e empolgante.” A estória toda se passa em flashbacks de um homem de quarenta e sete anos que esta um pouco decepcionado com a vida. Suas lembranças mais latentes são situações de medo e inexplicáveis. O protagonista esta voltando de um funeral e para relembrar os velhos tempos visita uma velha fazenda que fica n final da rua – em que passou boa parte de sua infância.
      A velha fazenda das Hempstock, um lugar misterioso e que sempre o deixou com duvidas sem esclarecimento, até hoje. Havia um pequeno lago no fundo da casa que lhe trouxe nítidas lembranças de sua infância, aliás não era um lago, era um oceano. Sim, um oceano no fundo de uma fazenda. O personagem tinha apenas sete anos durante todo o livro – que se dá através de lembranças – uma criança muito inteligente por sinal. Tudo se passa ao lado de Lettie Hempstock, a caçula das mulheres Hempstock. A personagem mais incrível que pude sentir de muitos livros lidos. 
      Tudo se desenvolve de forma tão natural que até espanta, quando você ver o livro já acabou. A leitura eu confesso que no começo não senti muita facilidade, tive que ler mais de uma vez alguns parágrafos para conseguir “digerir” totalmente. Mas eu diria sem hesitar que valeu a pena cada palavra lida e relida. Os capítulos seguem surpreendentes que é quase que impossível parar de ler e ficar imaginando o que acontecerá. Algumas vezes parava de ler e pensava: “Meu Deus, o que é isso!”.
     É um enredo que nos faz sentir totalmente imergidos na estória tanto que o próprio protagonista não possui nome. Talvez tenha sido esta a intenção de Neil, fazer com que sintamos o personagem de forma mais verossímil possível, sentindo como se fosse você mesmo que estava ali vivendo aquelas situações peculiares. Todas as cenas aparentam terem saído de um filme de aventura com fantasia em algum lugar inacreditável no meio do nada. Pude ver as paisagens, sentir os cheiros e suar de medo junto com os personagens. É um livro rápido, o li em apenas algumas horas, foi um vicio rápido e prazeroso!

       Mais interessante e profundo do que o próprio enredo fantástico é a forma como Neil Gaiman trata dos sentimentos. Ele os usa para nos mostrar as duvidas do protagonista em relação a seu pai, a vida e a tudo que o rodeia. O local onde se passa toda a estória é o mesmo lugar onde o próprio Neil cresceu! Incrível, não? Agradeço por ter sido este o livro que me apresentou a Neil, um autor que já tinha ouvido falar mas nunca havia lido nada seu. É um autor incrível, com certeza vocês verão mais postagens aqui sobre livros do Neil.
      As vezes não saber ao certo o porquê das coisas acontecerem, o porquê de se existir e entre outras duvidas, é o melhor a ser feito. Talvez uma representação metafórica disso seja quando Lettie Hempstock leva o protagonista para tentar mostrar um lugar, o inicio. E de lá onde estava tudo “parado” uma única ação, uma única duvida são as causas para desencadear todo o problema principal: Ursula Montken. Talvez seja essa a mensagem do autor, é melhor deixar algumas coisas como estão e não questionar, assim evitando futuros problemas.
      Espero que o livro venha a se tornar uma criação cinematográfica o quanto antes, para que todo mundo que leu ou que ainda o fará se sinta abraçado por uma estória tão encantadora. Pode até parecer um pouco sem sentido algumas partes mas com atenção pode-se perceber o quão bela são os sentimentos postos entrelinhas.


Um comentário:

  1. "O Oceano no fim do caminho" foi um livro que depois que eu li fiquei com vontade de ficar abraçado com ele pro resto da vida, ele trás sensações tão boas que é dificil de descrever. Não sei se ia querer uma adaptação cinematográfica não, teria que ser um diretor muito bom, pq acho que ficaria meio complicado passar toda as mensagens nas entrelinhas do livro para as telonas, mas vamos ver né

    Abraços

    Resenha Jogador Nº1
    {Des}Construindo o Verbo

    ResponderExcluir