Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan

19:54 Unknown 4 Comments

Resumo do Skoob - " A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.

Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas."

Neste segundo livro da coleção Os Heróis do Olimpo, temos como protagonista nossa já conhecido e velho amigo, Percy Jackson. Ele estava fugindo de duas górgonas e como já esperávamos devido ao desfecho anterior, ele não se lembra de nada.  A única coisa que sabe é o nome Annabeth, ele não sabe quem é mas, como é uma lembrança forte, imagina ser alguém especial. Ele irá encontrar o acampamento romano e se verá dentro de uma missão quase impossível.

Acho que uma das coisas mais legais dos livros de Rick Riordan é que ação e aventura são duas coisas que não faltam em momento algum. Já no começo, nas primeiras páginas temos uma luta e fuga entre Percy e dois monstros sanguinários. E o mais incrível para mim é que a leitura não se torna cansativa e não importa que idade você tenha, a estória se adéqua a todas pessoas e idades; pelo menos pessoas que curtam esse gênero. Percy Jackson amadureceu bastante desde o primeiro livro, quando ele ainda tinha doze anos. Sagas são interessante por isso, seus protagonistas crescem ao mesmo tempo em que seus leitores.
Como se não bastasse Percy estar sem memória e sendo perseguido por duas górgonas, ele terá que carregar Juno (Hera) até a porta do acampamento romano. Ela sempre dizendo para ele que o garoto será parte importante durante a grande guerra que está por vir e que naquele momento ele tinha apenas duas opções: ajudar a pobre deusa a chegar até o acampamento ou fugir para o mar e ficar seguro para sempre e sem memória. É claro que Percy escolher ajudá-la e corre para o acampamento.

Os primeiros capítulos são um pouco confusos, portanto, é necessário prestar bastante atenção para não perder nenhum detalhe importante. Além de Percy, os personagens principais serão Hazel e Frank e ambos os dois parecem esconder grandes segredos em seus passados. O acampamento romano é praticamente uma cidade, com escolas, faculdades, padarias, etc. A divisão entre semideuses e seus descendentes é diferente da do Acampamento Meio-Sangue. No romano não são separados por pais e mães e sim por Coortes. Mesmo eu ainda preferindo o acampamento grego, os romanos possuem suas peculiaridades.

A trama toda se desenvolve em poucos dias, assim como em todos os livros. O primeiro livro, na minha opinião é mais legal que o segundo. Confesso que em algumas partes eu preferia Jason como protagonista. Rick ao longo da história vai alternando entre a visão dos três personagens, assim como no primeiro livro. É interessante essa forma de escrita, pois, assim podemos entender como cada um se sente nas mais variadas situações. Frank por sua vez, parece mais confuso que Percy. Ele não sabe qual deus e já tem 16 anos. Sua mãe e sua vó sempre diziam que a família dele, por parte de mãe, possui incríveis dons. E como esperado, ele nem imagina quais dons sejam esses! Depois de descobrirem qual é o dom de Frank, me digam se ele é ou não incrível?
Hazel, a outra protagonista, tem a mania de se sentir culpada por tudo que acontece. Ela tem o passado mais sombrio entre os três e mesmo tendo apenas treze anos, mostra uma coragem surpreendente. Bom, na verdade para quem já passou por tudo que ela passou, ela até que está ótima. Hazel tem um dom incrível, porém, como nem tudo são flores, esse poder é uma "riqueza" (vocês entenderão essa palavra ao ler o livro) quanto uma verdadeira desgraça.

A leitura decorre de maneira bem rápida e fluída, deixando no final de cada capítulo um gostinho de "quero mais". A capa é muito bonita e mostra uma das cenas mais importantes da estória, sem dar nenhum spoiler, é claro. Os diálogos são muito realistas, não são aquele tipo de conversa que você lê e pensa "Quem que fala desse jeito?". Essa parte, onde os personagens conversam, é uma das mais importantes na minha opinião, pois, são através das conversas que conhecemos os personagens e nos encantamos com eles. Por isso eu sempre digo que é importante usar uma linguagem mais simples ao criar conversas, uma linguagem que se adeque com o seu publico-alvo.

Rick Riordan consegue fazer a gente ficar desesperado para ler o próximo livro. Isso é maravilhoso, essas aberturas deixadas no final servem para que o leitor corra para a livraria mais próxima ou aguarde ansioso o lançamento da continuação. Bom, eu recomendo bastante, principalmente para quem quer conhecer uma visão diferente da mitologia: a romana. Como já era de se imaginar, já estou com o terceiro volume "A Marca de Atena" e não vejo a hora de começar a ler.

E você, já leu O Filho de Netuno? Quais dons entre os três personagens preferia ter?

4 comentários:

  1. Olá!Tudo bem?Suas resenhas são sempre bem elaboradas.Parabéns! :D
    Vim te avisar,que te indiquei no meu Blog a responder uma Tag.
    Espero que goste!
    Beijos!
    http://estante861.blogspot.com.br/2015/05/tag7-coisas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e com você? Muito obrigado! =D
      AH que legal, valeu mesmo! Minha primeira Tag!
      Vou responder hoje mesmo,
      Abraços!

      Excluir
  2. Adorei a resenha, parabéns! Rick Riordan para mim é o rei da literatura infanto juvenil! Ele sempre consegue inovar em suas estórias, incrível! Não conhecia essa série dos Heróis do Olimpo, vou correr comprar kkkkk
    Bjoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rick é o máximo mesmo né! Então eu tbm não conhecia, mês passado comprei o primeiro e me surpreendi pq dá sequencia a Percy Jackson!
      Abraços

      Excluir