Resenha: Os Contos de Beedle, O Bardo - J.K.Rowling

18:18 Unknown 2 Comments


Pessoal, peço desculpa por ter me ausentados dois dias do blog e das redes sociais. Estava sem tempo e acho que vou ficar ainda mais este mês, mas sempre vou dar um jeito de passar para vocês informações e resenhas! Ah, só lembrando que está rolando um sorteio hein, só clicar na foto na lateral da página e seguir as regras! Bom, vamos ao livro da vez:

Os Contos de Beedle o Bardo é mais uma fantástica obra criada por J.K.Rowling. O livro faz parte do universo Harry Potter. É uma coletânea de histórias populares contadas para jovens bruxos e bruxas na hora de dormir, são tão conhecidas entres os dotados de magia assim como "A bela adormecida' e "A gata borralheira" são entre crianças não mágicas (trouxas). São histórias que tentam passar alguns ensinamentos como: bondade, amizade e pensar no próximo.
O primeiro conto é sobre O Bruxo e o Caldeirão Saltitante. Resumidamente, conta sobre um velho bruxo que usava de sua magia para ajudar seus vizinhos, porém, ele não revelava a verdadeira fonte de suas "poções". Ele dizia que eram milagrosas poções que saiam de um caldeirão. Então, com uma avançada idade, o senhor bruxo morreu e e a partir deste dia os trouxas que pediam ajuda ao filho deste bruxo, eram escorraçados aos berros da casa dele. Assim, o caldeirão começou a manifestar todas as doenças e problemas que ele se negava a ajudar. Com a maldição jogada pelo pai no nada bondoso filho, ele aprende à duras maneiras que, ajudar aos outros quando se tem esta possibilidade, é uma grande virtude.

Achei interessante mostrar que a aversão à trouxas vem desde muito tempo. Até mesmo neste conto infantil, vemos que por se sentir superior aos 'comuns' o jovem bruxo os maltratava. E seu pai não compartilhava deste mesmo pensamento e querendo fazer o filho aprender, o amaldiçoa. O que gostei bastante também foi os comentários feitos por Alvo Dumbledore depois de cada história. Ele tenta nos explicar o que algumas vezes pode ter ficado subentendido. As notas de Alvo foram "feitas" no seu próprio exemplar de Os Contos de Beedle O Bardo.
O segundo conto é sobre A Fonte de Sorte. Conta sobre um jardim no qual havia uma fonte da sorte que uma vez por ano era permitida ser usada por uma unica pessoa. Porém, essa pessoa seria escolhida pelas forças mágicas do jardim para que entrasse nele. Três bruxas, com seus problemas e preocupações se conhecem neste dia e decidem se unir para entrarem juntas até a fonte. Elas dão as mãos na esperança de quando uma for puxada levasse as outras duas junto. Uma das bruxas é a escolhida, porém, a ultima bruxa se enreda sem querer nas armaduras de um triste cavaleiro e o leva junto. Lá dentro, o cavaleiro não sendo dotado de magia e nem habilidade de luta, é o mais fraco do grupo. Depois de passarem por alguns desafios eles finalmente chegam a tal fonte da sorte. Lá, com um gesto de bondade, decidem quem deve se banhar na fonte. A pessoa escolhida se banha e todos saem felizes e vivem a partir dali, uma vida cheia de sorte e alegria.

Só o que ninguém sabia era que a fonte não trazia sorte, era apenas água comum. Ai está a moral da história. Quando você acredita e tem pensamentos positivos, mesmo achando que foi agraciado com a sorte, coisas boas realmente acontecem. Tendo esperança de que tudo que fizer dará certo, tudo se torna mais fácil. Assim como na primeira, Dumbledore faz suas anotações sobre a história e dá o seu ponto de vista.
O terceiro conto é O Coração Peludo do Mago. Conta a história de um jovem mago rico, bonito e talentoso que observava seus amigos tomarem atitudes tolas quando se apaixonavam, decide recorrer as artes das trevas para que isso nunca lhe ocorra (apaixonar-se). E assim aconteceu, ele nunca se apaixonou e sempre teve um coração frio. Ao ouvir boatos sobre mesmo possuidor de tantos atributos, não ter esposa, decidiu arranjar uma donzela a altura. Então, encontrou a moça perfeita. Prodigiosa bruxa e muito rica. Ela ficou encantada com o jovem e ele a enchia de palavras bonitas, porém, sem significado para ele. Ele decidiu dar um banquete em homenagem a donzela e neste dia, resolveu contar para a moça sobre seu segredo. Ele à leva até o porão e lá mostra uma caixa de cristal com o coração pulsante do mago.  O coração, sem receber amor ou qualquer outro bom sentimento, havia encolhido e se cobrira de longos pêlos negros. Aterrorizada ela o manda colocar de volta ao lugar; o que ele faz de prontidão. Porém, o coração não é mais o mesmo e agora ele era perverso e voraz. Não irei contar o que acontece a seguir, mas o que posso dizer é que o coração o transformou em um monstro.

Este conto é bem interessante também, por mostrar desta forma metafórica, até para bruxos, o ato de se esconder do amor. Na história ele guarda o coração numa caixa, ou seja, o isola. Podemos considerar na vida real como sendo as pessoas frias, pessoas estas que preferem não sentir a alegria de ter uma vida envolta de amor e bondade. Os humanos parecem favoráveis à ideia de tentar dobrar a natureza das coisas a partir de suas vontades. Como vemos com o jovem mago, a maioria dos "monstros", metaforicamente dizendo, são criados por nós mesmos. Mesmo que de alguma forma inconsciente, sempre aprisionamos em uma caixa algum sentimento, desejo, etc. Talvez fosse a hora de viver apenas, sem tentar mudar aquilo que é e sem ter medo de controlar o curso imprevisível do amor.
O quarto conto é sobre Babbity, a Coelha e Seu Toco Gargalhante. Nesta história vemos um rei egoísta que quer ser o único a possuir poderes mágicos de todo o reino. Por isso, manda caçar todos os bruxos e bruxas para que apenas ele seja poderoso. Sendo assim, começa a procurar algum bruxo que possa o ensinar a magia em troca de não ser caçado. Um homem querendo se aproveitar da situação se declara sendo um mago, porém, não passava de um trouxa oportunista. Ele aproveita da confiança do rei e já começa roubando. Como varinha mágica ele pega apenas dois gravetos e os apresenta como sendo poderosíssimos. Porém, com o tempo o rei se cansa se nunca "chegar sua hora" de fazer mágica e dá um ultimato ao homem. Teria no dia seguinte uma apresentação em frente a toda população onde o rei mostraria seus dons mágicos. O homem desesperado e com medo de morrer, acaba tendo uma grande sorte ao ver uma mulher cuja louça se lavava sozinha. Ela obriga a pobre bruxa a ajuda-lo nos feitiços, fazendo-os no lugar do rei. Ela faz, porém na hora que o rei quer ressuscitar um animal morto nada acontece. Mesmo no mundo bruxo a morte não tem volta.

O homem trapaceiro então, acusa a velha bruxa de atrapalhar o rei na hora de sua magia, e manda a caçarem. Ela foge e desaparece e pensando que ela havia se transformado em uma árvores, eles a cortam no meio, deixando apenas um toco. Porém, de dentro do toco a bruxa fala e amedronta o rei com possiveis maldições. O rei com medo, retira as buscas contra os bruxos e até faz uma estatua em homenagem à ela. O que sabemos mais tarde, é que Babbity na verdade era um animago e isso explicaria o porque do toco falante... Só lendo a história para saber pessoal!
O quinto e ultimo conto, O Conto dos Três Irmãos. Conta a história de três irmãos que ao se verem presos ao lado de um rio e sendo experientes em magia, criam uma ponte e atravessam. Quando estão na metade eles se deparam com a Morte, que estava furiosa pois os irmãos deveriam morrer ao cair no rio. Ela então concede um desejo a cada um. O primeiro escolhe a varinha mais poderosa de todas e a Morte o atende. O segundo pede o poder de ressuscitar os mortos e humilhada a Morte o concede. O ultimo e mais sábio, pede uma capa da invisibilidade que nem mesmo a Morte poderia vê-lo e ela o atende. Os dois primeiros irmãos acabam morrendo rapidamente por mau uso de seus novos "poderes", o terceiro nunca mais foi visto. Viveu uma boa vida e quando estava com uma idade avançada tirou a capa. Assim pode morrer em paz e foi de bom grado com a Morte.

Este conto é o mais legal, além de ser o mais conhecido pois aparece nos filmes. Estes objetos como todo mundo já sabe, formam as Reliquias da Morte e realmente existem (no universo HP). É legal ver que se achando o mais poderoso o primeiro irmão pensou que era invencível e acabou sendo morto enquanto dormia. O segundo irmão acabou enlouquecendo e tirando a própria vida ao ver que a morte realmente era irreversível. O terceiro foi o mais sábio de todos, se escondendo a vida toda.

Eai pessoal, já leram Os Contos de Beedle o Bardo, o que acharam?

2 comentários:

  1. Ai JK Rowling não tem nem palavras para descreve-la né? Esse livro é um amor <3
    bjs

    ResponderExcluir