Resenha: As Crônicas de Nárnia - A Cadeira de Prata # 21 Dias

20:58 Unknown 2 Comments




      Desta vez em A Cadeira de Prata, não temos a presença de nenhum dos irmãos Pevensie na estória; porém, temos um rosto conhecido, Eustáquio! Isso, o primo chato que virou um dragão e aprendeu a modos duros a ser uma pessoa melhor. Começa com Eustáquio encontrando uma amiga chorando nas quadras da escola, chamada Jill. Jill estava com medo dos “valentões” do colégio e estava escondida; Eustaquio vendo a situação de sua amiga conta para ela sobre suas aventuras em Nárnia e convida ela para tentar voltar para o mundo magico dos animais falantes.
       Eles começam a correr do grupo que quer bater neles e então, ao passar por uma porta eles se encontram em um precipício, em Nárnia. Com o susto e tentando passar uma imagem de corajosa, Jill acaba derrubando Eustaquio do precipício. Ela fica desesperada e a sede toma conta dela completamente. É uma sede absurda e ela vê um pequeno riacho, porém no riacho tinha um imenso leão bebendo água. Ela fica paralisada de medo e o leão acaba a chamando para chegar mais perto. Ela vai, com medo, de encontro ao leão.
       Jill então conhece Aslam, o grande leão; ele a tranquiliza quanto a Eustaquio e informa para ela que ela e Eustáquio tem uma missão a cumprir: salvar o príncipe Rilian, filho de Caspian X. O mesmo Cáspian da ultima história, só que agora muito velho e triste por causa do sumiço de seu filho

há dez anos. Os dois garotos então partem em uma missão para encontrar o filho do rei. Eles vão acompanhados de Brejeiro, um paulama muito pessimista. (Paulama são uma raça de humanoides que se assemelham a rãs; possuem braços e pernas compridas.)

       Eles partem para o norte e passam por desafios e aventuras tremendas, algumas até capazes de faze-los esquecer do objetivo principal que é salvar o príncipe Rilian. De gigantes desmiolados a gnomos infelizes, eles descobrem partes de Nárnia até então não conhecidas. Será que eles irão conseguir seguir as orientações de Aslam?
       Bom pessoal, sei que desta vez realmente não tem desculpas pelo atraso... Não consegui postar essa resenha ontem e estou aqui hoje, pedindo sinceras desculpas! Prometo, prometo mesmo, que amanha posto a ultima resenha deste livro tão fantástico!
       Esse é o sexto livro de Nárnia que leio, e mais uma vez posso dizer que é excelente. A narrativa foi a mais rápida até agora, não digo de paginas, e sim de acontecimentos. Uma parte muito interessante do livro é sobre os desafios que eles precisam enfrentar para chegar ao destino original; um destes percalços é resistir ao forte frio e vento. Acabam infelizmente cedendo quando uma Dama de Verde aparece e propõe tudo que eles mais queriam (uma cama quentinha, comida e uma bom banho quente); diante de tal tentação acontece uma sucessão de consequências ruins (como veremos no final, não serão tão ruins assim).
       Desta vez Lewis, explora ainda mais afundo(literalmente) Nárnia, cria uma criatura nova, o que torna a estória ainda mais fantástica. Houve momentos em que eu me cansei de ler, porém os momentos bons se sobressaem! Quando eles encontram a cidade de gigantes, que são imensos, me lembrou um pouco os gigantes de João e o pé de feijão!
   

       No desfecho a crianças voltam para seu mundo como sempre, e Aslam fala algumas coisas interessantes sobre a morte. Ao Jill se perguntar se poderiam ficar lá, ao lado de Aslam, o leão responde que ainda não, mas quando voltarem ficarão! Não posso dizer o porque deste contexto por que seria um grande spoiler, e isso acaba com a graça do livro. Mas o que digo é que o “ficar” ao lado de Aslam, significa morrer. Mais uma vez uma ligação com a religião!
       Recomendo o livro para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre o maravilhoso mundo de Nárnia.

2 comentários:

  1. Olááá,
    Eu não vejo a hora de terminar minhas leituras atuais para começar a ler Nárnia e fazer essa coluna no meu blog também.
    Li essa resenha por cima porque depois do 'A viagem do peregrino da alvorada' eu não sei nadinha sobre as outra crônicas, quero que seja tudo uma surpresa hihi
    Parabéns pelos blog!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eee que legal! Vc nao vai se arrepender! Cada crônica é uma surpresa nova! A que mais gostei foi O principe Caspian, a mais legal na minha opiniao!
      Abraços!

      Excluir